segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Cursos de férias



Pra alegria geral da nação universitária, as férias estão chegando. Uhules!
Já tem gente planejando o reveillon com a galera da rep, aquela viagem pro litoral com os amigos, procurando casa no interior pra passar o carnaval ...
Mas, além de descansar e se divertir, as férias também podem ser uma boa opção para aprender. É isso mesmo, gente!
Os cursos de férias ajudam a incrementar o currículo, melhoram o desempenho no mercado de trabalho e são uma ótima opção pra galera que trabalha e não tem tempo de fazer cursos extracurriculares no período de aulas.
Além de tudo, é sabido que somente a graduação não garante uma vida estável pra ninguém, por isso se torna cada dia mais importante se atualizar e obter o máximo de aprendizado.
Os cursos têm curta duração e você pode optar por alguma área de interesse que não seja, necessariamente, sua área de atuação. Por esses e outros motivos, vale a pena perder uma semaninha das férias pra turbinar o currículo.
Pra quem se interessou, segue uma lista de cursos de férias que já estão com inscrições abertas:




sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Quando a nossa infância vai pra faculdade

Gente, vocês já pararam pra pensar se um dia os personagens dos desenhos animados que ilustraram a nossa infância também crescessem e fossem pra faculdade?

Pois é! O pessoal do FakeDoll pensou nisso e colocou o Dougie Funny, o Bob Esponja, as Tartarugas Ninjas e companhia num campus universitário, entre as festinhas e as salas de aula. Veja o resultado:








quinta-feira, 24 de novembro de 2011

O famoso TCC...

Trabalho de conclusão de curso é uma aporrinhação na vida de qualquer estudante!
Pode ser TCC, TFG ou Monografia, não importa. É um esforço sem fim pra quem passou quatro, cinco ou até seis anos desfrutando da vida boa entre as aulas e as cervejinhas no bar ralando na faculdade.

O Trabalho começa, geralmente, um ano antes, quando a galera começa quebrar a cabeça pra escolher um tema descolado e original e já dispara atrás dos professores mais gente boa. E, então, começam as noites em claro fazendo leituras, debates com orientador, pesquisas e mais pesquisas, páginas e mais páginas de citações teóricas.

Tem gente que surta, que tem ataque de gastrite nervosa, que chuta o balde e resolve ficar mais um ano na faculdade “pra ter mais tempo pra terminar o projeto”, que fica encaixando texto e o trabalho fica parecendo um Frankenstein.

Tudo terminado, começa a felicidade (só que ao contrário) da formatação de acordo com as regras da ABNT, a dedicatória brega, a revisão aqui, a impressão acolá... e finalmente chega a banca.

Apresentação de tcc exige sangue-frio, agilidade e concentração. Tem que respirar fundo, engolir o choro, tentar disfarçar as mãos trêmulas e saber lidar com o misto de ansiedade e tensão que vai até o momento em que o orientador atesta a aprovação de seu pupilo.

Todos choram, todos riem, todos se abraçam e todos bebem!



PS: Boa sorte a todos os universitários que estão passando pela banca e muito sucesso em suas vidas profissionais =)

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Concurso "A pior república do mundo"

Hi there!


Vida de recém-formada é só correria, mas eu nunca esqueço o Republicando ^^
Pelas mídias sociais da vida fiquei sabendo de um concurso promovido pela CrediCard que vai premiar a pior república do mundo com uma reforma. Já imaginou um home theater na sala da sua rep??
As inscrições poderão ser feitas até o dia 25 de julho e pra participar é necessário fazer um vídeo apontando os motivos pelo qual sua rep pode ser considerada a pior do mundo.  Essas e outras informações você encontra na PÁGINA OFICIAL do concurso. Não deixe a sua amada república fora desta ;)


@rafa_teixeira

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Assista o projeto Republicando

Salve galera!

Ta frio, meus dedos estão congelando, mas eu preciso tirar as teias de aranha daqui do blog, tô com saudade da vida de república rs. Eu tinha esquecido completamente de postar os vídeos do Republicando aqui! Coisas da idade.
Então, tá aí! 
Pegue a pipoca, a coberta e seja bem vindo a vida das repúblicas universitárias ;)





terça-feira, 12 de abril de 2011

Video-release do projeto Republicando

Ei gente, os vídeos do projeto Republicando já estão disponíveis no youtube. TODOS CHORA, TODOS COMEMORA, TODOS ASSISTE! o/
Pra quem não sabe, o blog surgiu da necessidade de levar o Republicando, trabalho de conclusão de curso meu e do Marcelo, adiante e continuar abordando temas relevantes para o público universitário e, principalmente, tudo o que envolve o universo das repúblicas.
Abaixo você confere o vídeo-release da grande reportagem em vídeo Republicando – A vida nas repúblicas universitárias de Taubaté. =D



@rafa_teixeira

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Tá sem teto? O Repúblicas do Brasil te ajuda!

Uma das coisas mais complicadas no universo das repúblicas universitárias é conseguir achar vaga numa república. A situação fica ainda mais tensa quando você se muda para uma cidade que não tem estrutura para atender os universitários ou entra numa faculdade que não tenha nenhum canal de comunicação entre os alunos.
Se você está na faculdade e ainda está sem teto, o Repúblicas do Brasil te dá uma forcinha pra encontrar uma vaga numa república, pensionato ou apartamento. O site é totalmente gratuito e reúne anúncios de vagas de moradia e você também pode anunciar se tem vaga na sua rep ou publicar a vaga que você está procurando.
Boa sorte! ;)

sexta-feira, 8 de abril de 2011

República de Taubaté é destaque no Vanguarda Mix

Como funciona uma república de estudantes foi o tema de uma matéria do programa Vanguarda Mix da Rede Vanguarda, filiada da Rede Globo no Vale do Paraíba. O apresentador Jonas Almeida fez uma visita a República Acontece, de Taubaté, e mostrou pra galera como é a vida da república “onde as coisas acontecem”.
Bem humorada, a matéria mostra a casa dos meninos, conta algumas histórias da rep e fala um pouco sobre a convivência entre os moradores. A continuação da matéria será exibida neste sábado, às 11h45.
Quer conhecer um pouquinho sobre a vida na República Acontece? Confira a 1ª parte da matéria:


terça-feira, 5 de abril de 2011

Quem chegar por último é a mulher do padre!


As aulas já começaram pra valer. Os calouros já não se perdem mais pelos corredores da faculdade. Os times já voltaram a treinar. Foi dada a largada para o ciclo esportivo universitário de 2011! Mascotes, hinos, provocações, jogos e muita, mas muita festa. Eai, vai encarar?
Na universidade todos tem suas responsabilidades, claro, mas ela também pode (e vai) proporcionar os melhores momentos da sua vida. É sério, pode confiar no clichê! Então, prepare-se para os famosos jogos universitários: serão quatro ou cinco anos de competições e é sempre bom começar com o pé direito.  Só não vale exagerar e acabar enfiando esse mesmo pé na jaca!
As competições podem ser entre os mesmos cursos de faculdades diferentes ou entre todos os cursos de uma mesma universidade. Como todos sabemos, o esporte é movido a paixão e os jogos universitários não poderiam ser diferente. Mas apesar da rivalidade e dos hinos carregados de palavrões, tudo é levado na esportiva. Afinal, o que vale é a agitação e no fim todo mundo se junta pra bebemorar (lê-se encher a cara).
Os jogos universitários são momentos imperdíveis e inesquecíveis na vida de quem passou por uma faculdade com uma Atlética que se preze. Ahhhh se fosse possível pegar um pouquinho dos jogos, colocar na mochila e levar pra casa... (risos). Só quem viveu sabe!
Pra você não ficar de fora dos maiores torneios que serão realizados no Estado de São Paulo, fizemos uma lista dos jogos universitários que valem a pena dar uma conferida. Vista sua camiseta, pegue sua bandeira e sua caneca e participe!


è    Competições anuais (data de início)

FUPE: 26 de março
JUP: 9 de abril
Liga Paulista: 12 março
NDU: 19 de março

è    Competições intercursos (feriado de realização)
Economíadas: Proclamação da República (12 a 15 de novembro)
Engenharíadas: Páscoa/Tiradentes (21 a 24 de abril)
Intermed: Semana da Pátria (4 a 10 de setembro)
InterUSP: Corpus Christi (23 a 26 de junho)
Jogos Jurídicos: Páscoa/Tiradentes (21 a 24 de abril)
JUCA: Corpus Christi (23 a 26 de junho)
InterUNESP: Proclamação da República (12 a 15 de novembro)


 *Para acompanhar tudo que rola no esporte universitário, clique aqui



terça-feira, 29 de março de 2011

Nada se perde, tudo se transforma!

Quem mora ou freqüenta as famosas repúblicas sabe que os poucos móveis e eletrodomésticos têm infinitas utilidades. É comum ver banco que vira suporte de televisão, geladeira velha que serve de armário, porta que acaba virando mesa, pilhas de livros usados que se transformam em mesas de canto e tantas outras coisas.
E ainda assim, tem rep que acaba inventando moda!
Numa república de estudantes de engenharia civil da Ufscar, a betoneira (mas quem tem uma betoneira em casa?) já não é mais a mesma há muito tempo. Os moradores acharam uma nova utilidade para o equipamento, que originalmente é usado para misturar concreto. A mistura agora é limão, gelo, cachaça e açúcar:



Já em outra república da mesma cidade, a máquina de lavar roupas passou a acumular funções: nos dias de festas, o eletrodoméstico é a fonte de caipirinha da galera:


Quem também acha que a caipirinha sai com um toque especial sabor OMO levanta a mão!

quarta-feira, 23 de março de 2011

Resgatando as tradições

Ei gente!

Eu tinha feito um post super legal sobre o carnaval, mas na correria pelo feriado mais legal DO ANO, esqueci de postar rs. #FAIL
Mas enfim... quando eu estava perambulando pelo universo online, fazendo pesquisa pro tcc, encontrei um blog feito por ex-alunos de Ouro Preto que resgata as antigas tradições das repúblicas. O blog é bem legal, compila dados sobre a realidade vivida nas reps nas mais diferentes épocas, tem acervo de fotos e vídeos, depoimentos de integrantes de diferentes repúblicas e faz uma linha do tempo há história das reps na cidade. Além disso, todo esse material reunido foi transformado num livro: Repúblicas Estudantis de Mariana e Ouro Preto: Percursos e Perspectivas.
O blog surgiu da necessidade de manter o contato entre moradores e ex-moradores das repúblicas para que as informações e a tradição não se perdessem durante os anos. Pra quem mora em rep, já morou, pretende morar ou ainda, pra quem quer saber mais sobre o assunto, vale a pena dar uma olhada! ;)

@rafa_teixeira


terça-feira, 1 de março de 2011

Republicando nas mídias sociais

Daê gente!

E essa chuva? E o carnaval? (chora)

Mas, estamos aqui hoje pra falar do nosso blog nas mídias sociais.
Sim, porque é chique, ta na moda e as redes sociais são uma ferramenta de comunicação extremamente eficaz nos dias de hoje.
Então, se você tem twitter, siga-nos: @republicando_
Se você tem facebook, adicione nosso PERFIL
E se você tem sugestões, críticas, histórias pra contar ou quer bater papo, entre em contato: blogrepublicando@gmail.com
Não deixe de colaborar ;) 

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

“Hoje a festa é lá no meu apê...”

Opa, que dia é hoje mesmo? Ah, é sexta-feira! Dia internacional da balada, do rock, da night! E como o fim de semana chegou, o Republicando não poderia deixar de comentar sobre as famosas festas universitárias.
Todo mundo sabe que a faculdade traz consigo o fantástico mundo das festas, sejam da facu ou das repúblicas. Com certeza você já ouviu alguém comentar ou até mesmo já foi em uma balada histórica da facu. É fato comprovado que a vida universitária proporciona as melhores festas da sua vida! Você só precisa saber aproveitar e não faltarão histórias para você contar pros seus netos.
As únicas pessoas que não curtem as festas universitárias são os pais, que ficam preocupados com o que o filho esta aprontando longe de casa. Drogas e bebedeiras em excesso são as principais preocupações e, falando francamente, tudo isso existe sim. Por isso, é importante que o universitário tenha suas próprias convicções e não se deixe influenciar.
Mas voltando a falar das baladas, elas acontecem em todo e qualquer lugar: campi universitário, casas noturnas, barzinhos, repúblicas, chácaras e rola até churrasco na rua! Ou seja, qualquer lugar com espaço pra juntar a galera vira festa. Outra coisa que é de lei na faculdade são os “esquentas”. Sempre antes das festas a galera se reúne em alguma república e é uma boa pedida no pré-balada.
Já que república que passou pela vida sem festa não é república, duas reps de Taubaté contaram um pouquinho pra gente sobre os famosos esquentas e festas realizadas em suas casas. Divirta-se e lembre-se: Se beber não dirija!

Cássio Oliveira – RepubliCANA
“As festas aqui na RepubliCANA, geralmente, são esquentas pra outras festas, mas não deixam de ser uma típica festa de rep. Fora as bebedeiras antes de sair pra balada, fazemos churrascos, e o mais interessante é que nunca teve carne nesses churrascos! Uma coisa que marca as festas na república é uma brincadeira que nós inventamos, o “Dadinho”, que assim como a sueca, cada número representa uma tarefa que deve ser feita”.


Allan Reis – República OCMAL
“Dizem que quem faz as festas aqui da rep ficarem boas somos nós mesmos. E festa de república é diferente, a galera já vem animada, primeiro porque a maioria é amigo, e até mesmo quando não é acaba virando, e aí todo mundo pode causar a vontade, pois sempre tem um pra ajudar. Sem falar das histórias, que são motivo de zuações e sempre serão lembradas. As festas aqui na rep nem sempre são marcadas, a galera vai chegando do nada e quando a gente vê já virou festa! É uma bagunça, mas é muito divertido!”


quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Administre suas finanças

Administrar bem as finanças é sempre uma tarefa muito complicada, principalmente pra quem é marinheiro de primeira viagem e vai morar sozinho. Entre mesadas dos pais e aquele extra que entra no bolso – de estágios e quebra-galho para os amigos – a maioria dos estudantes tem que se virar pra pagar as contas no final do mês e ainda cair na balada. E a verdade é que, na maioria dos casos, esse dinheiro não chega nem na metade do mês.
Pra te ajudar a administrar bem as finanças e ter grana durante todo o mês, o Republicando preparou algumas dicas. Aí vão elas:

-> Não caia na tentação de ir a todas as baladas e comprar roupas e acessórios desnecessários. Esses são os principais gastos que estudantes devem conter;

-> Faça uma lista de prioridades e despesas fixas, como aluguel, água, luz, telefone, internet, supermercado, etc;
-> Quando for comprar livros da faculdade, procure nos murais da universidade ofertas de livros e apostilas usadas;
-> Cartão de crédito merece atenção dobrada. É importante ficar atento às tarifas e no limite da conta.

Agora, se ainda assim você tiver problemas para controlar as despesas, principalmente na república, a dica é utilizar o Super Contas. O site é super bacana, controla as contas em grupo, as despesas pessoais, facilita a divisão da conta de telefone, além de ter um canal para procurar e oferecer caronas e vagas de moradia. E o melhor: o cadastro no site é grátis!
Com essas dicas é só você se organizar e aproveitar. Afinal, você não vai querer perder os melhores anos da sua vida preocupado com dinheiro, né?! ;)

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Especial Vestibular da Tv Aparecida mostra a vida nas repúblicas universitárias

Fussando os orkuts da vida eu descobri um vídeo sobre o especial Vestibular que passou no Telejornal da Tv Aparecida em novembro do ano passado. O especial aborda a escolha da carreira, preparação pro vestibular, a escolha da universidade, o ensino a distância, a vida nas repúblicas entre outros temas referentes à vida universitária.
Pra falar sobre a vida nas repúblicas, a reportagem fez uma visita na República Acontece, situada em Taubaté. Os meninos, sempre muito divertidos e bem humorados, falaram sobre as experiências de morar na rep e o aprendizado da convivência em grupo.
E o mais legal é que a rep Acontece também participou do projeto Republicando, o trabalho de conclusão de curso meu e do Marcelo que deu origem a esse blog! =)
A vida nas repúblicas universitárias é destaque por volta dos 20 minutos. Abaixo você confere o Especial na íntegra:



Por Rafaella Teixeira
@rafa_teixeira

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Sites de relacionamento e a vida universitária

Como os sites de relacionamento podem ajudar os calouros a encontrarem uma vaga nas repúblicas foi o tema de uma reportagem publicada nesta quarta-feira na Folha.
Para saber como os estudantes utilizam o orkut, entre outras redes sociais, para encontrar/oferecer vagas em repúblicas e vender móveis e livros usados, acesse o link: http://bit.ly/hDE6jE
=)

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Republicando ta de volta!!


Holla pessoas!
Depois de um longo e caloroso verão (que ainda não acabou), o Republicando está de volta, assim como as aulas!
Yaaaaaaaaay \o/
Fevereiro chegou e com ele mais um ano letivo se aproxima...
Para alguns, o primeiro de muitos.
Para outros, o ultimo de vários.
Mas não importa em qual ano você está, o importante é começar ele com o pé direito! E pra isso acontecer a gente ta aqui pra te dar um mãozinha.
Pra quem está chegando ao universo universitário, esse novo estilo de vida traz um série de dúvidas do tipo “Onde vou morar?”, “Será que eu saio vivo do trote?”, “Como vou sobreviver sem a comida da minha mãe?”, etc.
Se você é calouro e já se indagou sobre pelo menos uma dessas perguntas, não esquenta. Aqui no blog você encontra matérias sobre MoradiaVida em república,  Trote  e dá dicas para você sobreviver na cozinha.
Agora, se você é veterano, aqui no Republicando você encontra textos, reportagens e entrevistas que são a cara de vocês! Fique a vontade pra fussar e ainda mais a vontade pra dar sugestões, fazer críticas e deixar seu comentário. Afinal, esse blog é feito pra todos vocês, e toda ajuda será sempre bem-vinda =)

Bom, chega de falatório. Afinal de contas, ainda resta um final de semana de férias... bora aproveitar!!!!