quinta-feira, 24 de novembro de 2011

O famoso TCC...

Trabalho de conclusão de curso é uma aporrinhação na vida de qualquer estudante!
Pode ser TCC, TFG ou Monografia, não importa. É um esforço sem fim pra quem passou quatro, cinco ou até seis anos desfrutando da vida boa entre as aulas e as cervejinhas no bar ralando na faculdade.

O Trabalho começa, geralmente, um ano antes, quando a galera começa quebrar a cabeça pra escolher um tema descolado e original e já dispara atrás dos professores mais gente boa. E, então, começam as noites em claro fazendo leituras, debates com orientador, pesquisas e mais pesquisas, páginas e mais páginas de citações teóricas.

Tem gente que surta, que tem ataque de gastrite nervosa, que chuta o balde e resolve ficar mais um ano na faculdade “pra ter mais tempo pra terminar o projeto”, que fica encaixando texto e o trabalho fica parecendo um Frankenstein.

Tudo terminado, começa a felicidade (só que ao contrário) da formatação de acordo com as regras da ABNT, a dedicatória brega, a revisão aqui, a impressão acolá... e finalmente chega a banca.

Apresentação de tcc exige sangue-frio, agilidade e concentração. Tem que respirar fundo, engolir o choro, tentar disfarçar as mãos trêmulas e saber lidar com o misto de ansiedade e tensão que vai até o momento em que o orientador atesta a aprovação de seu pupilo.

Todos choram, todos riem, todos se abraçam e todos bebem!



PS: Boa sorte a todos os universitários que estão passando pela banca e muito sucesso em suas vidas profissionais =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário